Raízes << Home
História
  2 julho, Independência da Bahia
A estrondosa vitória da gente baiana sobre o colonialismo português

por LUIZ MURICY CARDOSO Ilustração DIOGO FRANCO

O aspecto da cidade de Salvador por volta de 2 de julho de 1823 era aterrador. Figuras lúgubres se esgueiravam pelas ruas da capital cheia de cadáveres mutilados e em putrefação, completando uma cena tétrica. Os dias que culminaram na Independência da Bahia foram de muita desolação e violência; ao contrário da Independência do Brasil - cerca de nove meses antes -, o 2 de Julho não foi um acontecimento meramente formal, como pode ser considerado o grito do Ipiranga. A conflagração na Bahia, que se sucedeu a uma série de eventos que refletiram a insatisfação popular com o domínio português foi o resultado de um esforço hercúleo empreendido pela legítima população soteropolitana e de outras cidades do Recôncavo. A guerra foi de fundamental importância na medida em que consolidou a independência da nação brasileira, uma vez que os portugueses - sabe-se - tinham planos de retornar ao sul para reconquistar o domínio da colônia.

O banho de sangue que então aconteceu fez do 2 de Julho uma data na qual se iriam celebrar posteriormente o desfecho de uma luta muitíssimo justa, em que a valentia morena da nossa população se demonstrou da maneira mais eficiente e incontestável. Os elementos raciais que se envolveram nos combates levam a reconhecer um verdadeiro sentimento de unidade e revelam a identidade racial e cultural brasileira, embora embrionária, então. A participação de brancos, pardos, indígenas, caboclos e negros deixa indiscutível evidência de que nosso país tendia, em sua feição cultural, ainda que heterogênea, ao que se costuma chamar nossa "democracia racial". Os portugueses - escravocratas - e outros europeus, para o bem ou para o mal, foram escorraçados naqueles dias na capital baiana, numa demonstração de brios mestiços ainda que fatos como a incompreensível participação do Quilombo dos Urubus na luta - apoiando os portugueses - viessem a acrescentar uma nota de non sense ao conflito.

Relevantíssima foi a participação do caboclo na conflagração. Tanto é assim que o principal monumento evocativo da luta é o que tem a estátua do caboclo em sua cimeira. O Monumento ao 2 de Julho (inaugurado em 1896) é comparável aos mais suntuosos de Paris, por exemplo, com suas figuras humanas belíssimas enfeitando a Praça 2 de Julho, também chamada Campo Grande, num dos bairros mais nobres da cidade do Salvador.

"TAMBÉM ÍNDIOS FORAM RECRUTADOS, ERA HABITUAL O USO DE ÍNDIOS COMO ELEMENTO MILITAR. O PORTUGUÊS FEZ ISSO DESDE O SÉCULO 16 E CONTINUOU A FAZER AO LONGO DO TEMPO"

 

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>
 
Cultural :: ed 136 - 2009
15 filmes para ver e refletir
Beleza :: ed 114
40 dúvidas que não saem da sua cabeça
Movimento :: ed 130 - 2009
10 mulheres negras de destaque

Notícias :: 22/04/14
CBF lança nova campanha contra o preconceito no futebol do País
Notícias :: 16/04/14
MPF faz recomendações sobre saúde e educação em comunidade quilombola
Notícias :: 16/04/14
Jornalista é preso por racismo e afastado de emissora no Paraná

 
Quero Assinar
Comprar esta edição
Ver Edições Anteriores
 












BUSCAR!

 
Assine Atrevidinha
 

Denúncias e polêmicas
Os ecos de uma sociedade onde o racismo ainda marca as relações sociais chegaram às Ouvidorias Permanentes em Defesa da Igualdade Racial, distribuídas em todo o Brasil. A polêmica em torno do livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, coloca o tema em debate e resgata histórias

 
GOG denuncia
O rapper lança o seu primeiro livro, A Rima Denúncia, uma reunião de letras contundentes do ativista cultural e político de Brasília, considerado um intelectual do movimento hip hop. Na obra, ele passa a limpo a história recente do Brasil, pontuando suas mudanças e constatando suas mazelas


Faça já a sua assinatura!


Visão Jurídica
O Direito de forma ampla e atual.

Assine!Outras ofertas!


Gestão & Negócios
Para vencer na vida pessoal e profissional.


Assine!
Outras ofertas!

Leituras da Histria

Fatos e personalidades que deixaram suas marcas.

Assine!
Outras ofertas!

Raça Brasil
Diversidade é o Brasil de verdade.


Assine!
Outras ofertas!
  ContentStuff - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS