Raízes << Home
  O astronauta da noite paulistana
Foto divulgação

Na década de 70, havia uma dieta famosa, à base de contagem de pontos dos alimentos consumidos, chamada Regime dos Astronautas. O trompetista Paulo dos Santos, que era gordinho, a adotou. Emagreceu bastante e a recomendava a todo mundo. Foi assim que ganhou o apelido de Paulinho Astronauta. "Mas ele recuperou todos os quilos perdidos e ganhou mais alguns", revela a artesã Sônia Braga dos Santos - viúva do músico falecido em 1990 -, que o conheceu ainda na adolescência: "Mamãe tinha uma pensão em Santo Amaro. O maestro João Antonio, conhecido por João Botina, regia a banda de música do bairro e almoçava na nossa pensão. Um dia ele levou o filho Paulinho, de 17 anos, que tocava trompete desde os 9. Já dava aulas de música e tinha um conjunto chamado Avenidas. Meses depois, estávamos namorando."

Já casados, a música para ele, naquela época, era quase um hobby. O dinheiro com o qual sustentava a família advinha de trabalhos em indústrias da zona sul. O último emprego de operário foi numa fábrica de relógios, como inspetor de qualidade, do qual abriu mão ao receber o convite para tocar, por seis meses, no conjunto de bordo do navio Rosa da Fonseca. Apesar de ter participado da gravação de algumas dezenas de discos e trilhas sonoras para filmes, Paulinho Astronauta gravou apelas dois compactos simples, solando em seu trompete. Nunca aceitou nenhum convite para turnês internacionais, porque Sônia não permitiu. Ela, porém, afirma: "Apesar de ser muito ciumenta, eu o deixava à vontade para trabalhar, mas sempre que podia, lá estava eu assistindo suas apresentações, como quando acompanhou Stevie Wonder, o Balé do Senegal, Billy Paul, Ella Fitzgerald, Alcione, Pery Ribeiro e outros.

"NOSSA FAMÍLIA NASCEU PARA A MÚSICA E PAULINHO ASTRONAUTA, A REFERÊNCIA DELES TODOS, É CONSIDERADO UM PATRIMÔNIO DE SÃO PAULO"

Ele trabalhava demais, na noite, em casas noturnas como O Beco, a Catedral do Samba, a Teleco Teco na Paróquia, a Stardust, a Opus 2004, a Viva Maria, a Palladium, além da orquestra do programa do Maestro Záccaro, na TV." Astronauta acompanhou, ainda, o conjunto Placa Luminosa e formou com os filhos a banda Old Friends Jazz Corporation. Se no local em que ele se apresentava não fosse proibida a presença de crianças, Sônia fazia questão de levar os filhos mais velhos, a Soninha - mãe do jogador de basquete e rapper Márcio Cipriano -, e Paulinho Jr., que mais vivenciaram a musicalidade paterna. "Soninha canta divinamente e o violão de Paulinho é uma verdadeira orquestra.

Depois vieram Beto, que já está do lado de lá, tocando com o pai, o Robson e a Andréia, que adotou o pseudônimo de Détty Braga, outra talentosa cantora e compositora. E agora meu neto. Nossa família nasceu para a música e Paulinho Astronauta, a referência deles todos, é considerado um patrimônio de São Paulo", se orgulha Sônia. Já se passaram mais de 20 anos sem Paulinho Astronauta... É, a noite paulista nunca mais foi a mesma!

 

 

 
Beleza :: ed 114
40 dúvidas que não saem da sua cabeça
Cultural :: ed 136 - 2009
15 filmes para ver e refletir
Movimento :: ed 130 - 2009
10 mulheres negras de destaque

Notícias :: 16/04/14
MPF faz recomendações sobre saúde e educação em comunidade quilombola
Notícias :: 16/04/14
Jornalista é preso por racismo e afastado de emissora no Paraná
Notícias :: 16/04/14
Família denuncia PM por agredir menina negra de 15 anos

 
Quero Assinar
Comprar esta edição
Ver Edições Anteriores
 












BUSCAR!

 
Assine Atrevidinha
 

Denúncias e polêmicas
Os ecos de uma sociedade onde o racismo ainda marca as relações sociais chegaram às Ouvidorias Permanentes em Defesa da Igualdade Racial, distribuídas em todo o Brasil. A polêmica em torno do livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, coloca o tema em debate e resgata histórias

 
GOG denuncia
O rapper lança o seu primeiro livro, A Rima Denúncia, uma reunião de letras contundentes do ativista cultural e político de Brasília, considerado um intelectual do movimento hip hop. Na obra, ele passa a limpo a história recente do Brasil, pontuando suas mudanças e constatando suas mazelas


Faça já a sua assinatura!


Visão Jurídica
O Direito de forma ampla e atual.

Assine!Outras ofertas!


Gestão & Negócios
Para vencer na vida pessoal e profissional.


Assine!
Outras ofertas!

Leituras da Histria

Fatos e personalidades que deixaram suas marcas.

Assine!
Outras ofertas!

Raça Brasil
Diversidade é o Brasil de verdade.


Assine!
Outras ofertas!
  ContentStuff - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS