Estilo << Home
Tatuagem
  Arte Milenar
A tatuagem se confunde com a história do ser humano e tornou-se, ao longo dos tempos, uma forma de expressão artística e cultural do homem moderno

por Alexandre de Maio | fotos Rafael Cusato

A modelo Paula, 20 anos, do interior de São Paulo, acabou de terminar os estudos e tem um dragão que marca suas costas por inteiro. "É um desenho oriental que significa força e atitude. Tive um acidente horrível em que machuquei o joelho e fiquei quase um ano sem andar.

Quando consegui andar novamente minha mãe me deu a tattoo de presente e sempre que vejo o dragão lembro-me dela. Por eu ser negra optei por um dragão cheio de escamas, um desenho limpo e nítido", explica a jovem, que carrega no corpo mais seis tatuagens e ainda quer mais. A próxima, segundo ela, será no braço esquerdo.

E em relação ao preconceito? "Sempre gostei de piercings e tatuagens. Não são simples desenhos, vêm de dentro de você. O preconceito já existe só pelo fato de eu ser negra, mas sou uma pessoa bem resolvida. As tatuagens não vão interferir na minha vida profissional. Para mim, significa força, coragem, respeito e atitude", afirma

Raphael Rodrigues da Costa, 29 anos, começou a jogar basquete no C.A. Ipiranga, em São Paulo, e logo foi para o juvenil do Mogi das Cruzes. Passou por diversos times profissionais e também do Street, ganhou muitos títulos e atualmente joga na Espanha.

Sente muitas saudades do Brasil e, por isso, resolveu fazer um mapa do Estado de São Paulo no braço, colocando o código 011 no centro. "E ainda destaquei um pouco minha quebrada que é o lado leste, para mostrar aos gringos como é o Brasil e, em especial, Sampa", explica. Suas outras tatuagens remetem ao nome de sua filha e ao número da sua camisa em quadra. "Minha filha significa tudo para mim e fiz o oito porque é o número com o qual jogo desde meus 14 anos", revela o jogador, que teve seus desenhos feitos pelo tatuador Markone.

fotos DivuLGaÇÃo

Drago, personal trainer e cantor de hip hop, possui mais de 30 tatuagens dos mais variados significados: amores, brigas e desilusões.

Para ele, é uma forma de tornar visíveis todas as suas emoções. Uma delas é uma produção que pega suas costas por inteira. "É o meu anjo da guarda que sempre olha por mim: seu nome é Vehuel". É um trabalho que leva tempo e que, inevitavelmente, gera muita dor.

"Quanto mais idade você tem, pior é. A sensibilidade também varia de acordo com o lugar", afirma Drago, que tem em Erick o seu tatuador de confiança. "Tattoo pra mim é pura atitude, transgressão e arte" finaliza.

Outro adepto das tatuagens é o rapper Mr. Venom, fundador do grupo Ascendência Mista. Ele tem seis tattoos, cada uma com um significado. As duas primeiras marcam suas influências na música: o rapper americano Method Man do Wu-Tang Clan e a tag (assinatura) do seu nome.

A terceira foi a mais ousada. "Eu fiz com a cabeça no lugar (ou não). É um tribal quase que fechando todo o braço esquerdo. É a minha preferida". Mas, como dizem, a tatuagem vicia e ele ainda fez um dragão na perna direita que foi a que mais doeu.

Também tatuou coisas mais pessoais, como as iniciais do seu nome e a data do seu nascimento. "Adoro tatuar e pretendo fechar a maior parte do corpo ao longo dos anos. O que vale é o que você é e não o desenho que você tatua em seu corpo", alerta

Entrevista Markone

foto DivuLGaÇÃo

Existe diferença em tatuar pele negra e branca?
sim, muita diferença. imagina você desenhar em duas folhas de papel com caneta preta, um papel branco e outro marrom. claramente o papel de maior visibilidade será o branco, o contraste de cor do papel branco com a tinta preta favorece.

Chega a ser um obstáculo para os negros?
isso não é um obstáculo para uma pessoa negra deixar de fazer sua ideia na pele. É lógico que, por ser uma pele escura, não é possível fazer desenhos muito pequenos ou coloridos (a melanina do negro se mistura ao pigmento da tinta, depois de cicatrizada não fica visível). são limitações, mas passando uma boa ideia e sendo somente com tinta preta e tipos tribais (desenhos chapados de preto, bem gráficos), desenhos grandes e com sombras, valorizando efeitos e respeitando partes espaçadas da própria pele simulando o brilho, certamente teremos resultado satisfatório para ambas as partes.

Para a pele negra é preciso cuidados ou produtos especiais?
não, peles branca e negra são basicamente iguais. atualmente têm hidratantes para negros que realmente são uma ideia muito boa e que funciona, por ser uma pele mais rígida e que exige um produto com fórmula de mais ação. o hidratante é usado uma semana após ser feita a tatuagem para ajudar a reconstruir o tecido superficial da pele. nos primeiros dias é indicado que se use uma pomada cicatrizante comum, vendida em farmácia sem contraindicação para qualquer tipo de pele.

O que é a arte da tatuagem para você?
É uma fusão maluca do espiritual com o material. espiritual por ser uma ligação muito forte das pessoas comigo, a aproximação, a troca de ideias para eu poder entender e até sentir o que a pessoa passou para chegar naquele desenho. depois, materializar aquilo para ela carregar para sempre a recordação dos momentos. É fundir a arte da vida com a arte do lúdico.

Qual a sua recomendação para quem vai fazer a primeira tatuagem?
Primeiramente que saiba o que está fazendo em seu próprio corpo, tanto o desenho quanto o lugar para não causar nenhum tipo de insatisfação futuramente. Procure um tatuador de confiança. mesmo que o profissional seja indicado por amigos, é bom que o cliente veja os trabalhos dele antes, a assepsia do profissional e do ambiente e se os materiais são esterilizados e descartáveis. isso é fundamental!

 

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2
 
Cultural :: ed 136 - 2009
15 filmes para ver e refletir
Beleza :: ed 114
40 dúvidas que não saem da sua cabeça
Movimento :: ed 130 - 2009
10 mulheres negras de destaque

Estilo :: ed 188 - 2014
Eu na Raça
Estilo :: ed 188 - 2014
Nosso futuro
Notícias :: 23/04/14
Lupita Nyongo é eleita a mulher mais bonita do mundo por revista

 
Quero Assinar
Comprar esta edição
Ver Edições Anteriores
 












BUSCAR!

 
Assine Atrevidinha
 

Denúncias e polêmicas
Os ecos de uma sociedade onde o racismo ainda marca as relações sociais chegaram às Ouvidorias Permanentes em Defesa da Igualdade Racial, distribuídas em todo o Brasil. A polêmica em torno do livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, coloca o tema em debate e resgata histórias

 
GOG denuncia
O rapper lança o seu primeiro livro, A Rima Denúncia, uma reunião de letras contundentes do ativista cultural e político de Brasília, considerado um intelectual do movimento hip hop. Na obra, ele passa a limpo a história recente do Brasil, pontuando suas mudanças e constatando suas mazelas


Faça já a sua assinatura!


Visão Jurídica
O Direito de forma ampla e atual.

Assine!Outras ofertas!


Gestão & Negócios
Para vencer na vida pessoal e profissional.


Assine!
Outras ofertas!

Leituras da Histria

Fatos e personalidades que deixaram suas marcas.

Assine!
Outras ofertas!

Raça Brasil
Diversidade é o Brasil de verdade.


Assine!
Outras ofertas!
  ContentStuff - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS