Cabelos << Home
  ALONGUE OS FIOS
Conheça a técnica que deixou as atrizes Mary Sheila e Zezeh Barbosa com uma cabeleira longa e natural para viver as personagens Withney e Latoyla na novela A Lua Me Disse

SANDRA ALMADA
FOTOS: CAIO MELLO E RUFINO BANDEIRA

Claro que todo mundo conhece Withney e Latoyla, ou melhor, Anastácia e Jurema, as engraçadíssimas personagens da novela A Lua me Disse, interpretadas pelas impagáveis Mary Sheila e Zezeh Barbosa. Politicamente incorretas e cheias de conflitos existenciais, as irmãs descontam boa parte dos problemas na longa, lisa e farta cabeleira. Mas nenhum dos trejeitos que as atrizes exibem na telinha manuseando as madeixas seria possível se não fosse pelo talento de uma outra personagem, que atua somente nos bastidores da trama: a cabeleireira Alessandra Brasil, dona do salão Nany 3000 Estilo Afro, em Madureira, no Rio de Janeiro. Especializada em cabelos étinicos, ela foi contratada pela Rede Globo para cuidar dos cabelos dos artistas negros do folhetim das 7. E caprichou. Para caracterizar o visual das filhas de Dionísia, vivida pela veterana Xica Xavier, ela optou pela técnica de alongamento feita com microtranças de fios duplos. Acompanhe passo-a-passo e conheça as dicas da especialista para conservar os cabelos bonitos e naturais como você vê na telinha. Alessandra usou em cada atriz 300 gramas de cabelo humano com 60 centímetros de comprimento, comprado em loja do ramo.

PASSO-A-PASSO

A. PREPARAÇÃO - Antes de tudo, é preciso fazer um relaxamento para o fio ficar mais maleável e o implante com um caimento perfeito. No dia do alongamento, o cabelo precisa estar lavado, seco e sem creme para evitar que as mechas colocadas escorreguem. O primeiro passo foi separar, em mechas, o cabelo a ser implantado. Cada uma dessas mechas, para ser colocada, precisa de um fio de lastex com aproximadamente 30 cm de comprimento.

B. COLOCAÇÃO PASSO 1 - O cabelo a ser implantado é separado em mechas. Para ser fixadas, em cada uma é usado um fio de lastex com 30 cm de comprimento. Em seguida, o cabelo é desembaraçado e dividido em mechas que são presas em pequenos coques.

C. PASSO 2 - A colocação do implante começa pela nuca. Cada tufo de cabelo separado é trançado com uma mecha do alongamento e o lastex, que depois será amarrado na própria trancinha. Para dar acabamento, corta-se a pontinha do elástico do cabelo implantado para que a trancinha fique bem assentada. Antes de entrelaçar os fios, porém, um pouco do cabelo da cliente é deixado solto para que camufle o alongamento, garantindo um efeito natural mesmo quando se prende a cabeleira.

D. SIMETRIA - Depois da nuca, o implante é colocado nas laterais da cabeça e, em seguida, na frente. É um trabalho artesanal. Cada fileira de microtranças fica 3 cm simetricamente distante da outra.

E. FINALIZAÇÃO - Após proteger os fios com um creme defrizante, eles são alisados com escova ou chapinha ou cacheados com babyliss.

F. MANUTENÇÃO - A nova cabeleira deve ser lavada no máximo três vezes por semana com xampu anti-resíduo e condicionador e protegida com um creme leave-in. Para mantê-los saudáveis, é importante fazer hidratação ou queratinização no salão toda semana ou a cada 15 dias. Para pentear, use escova com cerdas duras.

G. TEMPO DE PROCEDIMENTO - De quatro a seis horas.

H. DURAÇÃO - Três meses. "Depois desse período de tempo, o processo deve ser refeito. Para isso, é necessário retirar todo o cabelo, refazer o relaxamento e reimplantar as mechas", recomenda a cabeleireira.

I. PREÇO - Varia de acordo com o comprimento do implante - de 690 reais (40 cm) a 870 reais (60 cm), incluindo o cabelo que será colocado (o relaxamento é cobrado à parte, R$ 80 em média). Já a recolocação das mechas custa R$ 400.

CABELO E MAQUIAGEM: CASSIONO ASSMANN / PRODUÇÃO: ESTER DIAS E MARY NASCIMENTO / MODELO: MARIA VENÂNCIO (WIRED)

 
Beleza :: ed 114
40 dúvidas que não saem da sua cabeça
Cultural :: ed 136 - 2009
15 filmes para ver e refletir
Movimento :: ed 130 - 2009
10 mulheres negras de destaque

Notícias :: 16/04/14
MPF faz recomendações sobre saúde e educação em comunidade quilombola
Notícias :: 16/04/14
Jornalista é preso por racismo e afastado de emissora no Paraná
Notícias :: 16/04/14
Família denuncia PM por agredir menina negra de 15 anos

 
Quero Assinar
Comprar esta edição
Ver Edições Anteriores
 












BUSCAR!

 
Assine Atrevidinha
 

Denúncias e polêmicas
Os ecos de uma sociedade onde o racismo ainda marca as relações sociais chegaram às Ouvidorias Permanentes em Defesa da Igualdade Racial, distribuídas em todo o Brasil. A polêmica em torno do livro Caçadas de Pedrinho, de Monteiro Lobato, coloca o tema em debate e resgata histórias

 
GOG denuncia
O rapper lança o seu primeiro livro, A Rima Denúncia, uma reunião de letras contundentes do ativista cultural e político de Brasília, considerado um intelectual do movimento hip hop. Na obra, ele passa a limpo a história recente do Brasil, pontuando suas mudanças e constatando suas mazelas


Faça já a sua assinatura!


Visão Jurídica
O Direito de forma ampla e atual.

Assine!Outras ofertas!


Gestão & Negócios
Para vencer na vida pessoal e profissional.


Assine!
Outras ofertas!

Leituras da Histria

Fatos e personalidades que deixaram suas marcas.

Assine!
Outras ofertas!

Raça Brasil
Diversidade é o Brasil de verdade.


Assine!
Outras ofertas!
  ContentStuff - Sistema de Gerenciamento de Conteúdo - CMS