Editora Escala
  Loja Escala | Faça sua Assinatura | Anuncie | SAC | 55 11 3855-1000    
Edição 88
 
Sumário da edição
Edições anteriores
Editorial
Cartas
Gente
Em Foco
Beleza
Cultura
Educação
Consulta
Endereços
Agenda
Em Questão
Fale Conosco
Assine já
Anuncie
Para cadastrados
Para assinantes
Na revista impressa


  ALONGUE OS FIOS
Conheça a técnica que deixou as atrizes Mary Sheila e Zezeh Barbosa com uma cabeleira longa e natural para viver as personagens Withney e Latoyla na novela A Lua Me Disse

SANDRA ALMADA
FOTOS: CAIO MELLO E RUFINO BANDEIRA

Claro que todo mundo conhece Withney e Latoyla, ou melhor, Anastácia e Jurema, as engraçadíssimas personagens da novela A Lua me Disse, interpretadas pelas impagáveis Mary Sheila e Zezeh Barbosa. Politicamente incorretas e cheias de conflitos existenciais, as irmãs descontam boa parte dos problemas na longa, lisa e farta cabeleira. Mas nenhum dos trejeitos que as atrizes exibem na telinha manuseando as madeixas seria possível se não fosse pelo talento de uma outra personagem, que atua somente nos bastidores da trama: a cabeleireira Alessandra Brasil, dona do salão Nany 3000 Estilo Afro, em Madureira, no Rio de Janeiro. Especializada em cabelos étinicos, ela foi contratada pela Rede Globo para cuidar dos cabelos dos artistas negros do folhetim das 7. E caprichou. Para caracterizar o visual das filhas de Dionísia, vivida pela veterana Xica Xavier, ela optou pela técnica de alongamento feita com microtranças de fios duplos. Acompanhe passo-a-passo e conheça as dicas da especialista para conservar os cabelos bonitos e naturais como você vê na telinha. Alessandra usou em cada atriz 300 gramas de cabelo humano com 60 centímetros de comprimento, comprado em loja do ramo.

PASSO-A-PASSO

A. PREPARAÇÃO - Antes de tudo, é preciso fazer um relaxamento para o fio ficar mais maleável e o implante com um caimento perfeito. No dia do alongamento, o cabelo precisa estar lavado, seco e sem creme para evitar que as mechas colocadas escorreguem. O primeiro passo foi separar, em mechas, o cabelo a ser implantado. Cada uma dessas mechas, para ser colocada, precisa de um fio de lastex com aproximadamente 30 cm de comprimento.

B. COLOCAÇÃO PASSO 1 - O cabelo a ser implantado é separado em mechas. Para ser fixadas, em cada uma é usado um fio de lastex com 30 cm de comprimento. Em seguida, o cabelo é desembaraçado e dividido em mechas que são presas em pequenos coques.

C. PASSO 2 - A colocação do implante começa pela nuca. Cada tufo de cabelo separado é trançado com uma mecha do alongamento e o lastex, que depois será amarrado na própria trancinha. Para dar acabamento, corta-se a pontinha do elástico do cabelo implantado para que a trancinha fique bem assentada. Antes de entrelaçar os fios, porém, um pouco do cabelo da cliente é deixado solto para que camufle o alongamento, garantindo um efeito natural mesmo quando se prende a cabeleira.

D. SIMETRIA - Depois da nuca, o implante é colocado nas laterais da cabeça e, em seguida, na frente. É um trabalho artesanal. Cada fileira de microtranças fica 3 cm simetricamente distante da outra.

E. FINALIZAÇÃO - Após proteger os fios com um creme defrizante, eles são alisados com escova ou chapinha ou cacheados com babyliss.

F. MANUTENÇÃO - A nova cabeleira deve ser lavada no máximo três vezes por semana com xampu anti-resíduo e condicionador e protegida com um creme leave-in. Para mantê-los saudáveis, é importante fazer hidratação ou queratinização no salão toda semana ou a cada 15 dias. Para pentear, use escova com cerdas duras.

G. TEMPO DE PROCEDIMENTO - De quatro a seis horas.

H. DURAÇÃO - Três meses. "Depois desse período de tempo, o processo deve ser refeito. Para isso, é necessário retirar todo o cabelo, refazer o relaxamento e reimplantar as mechas", recomenda a cabeleireira.

I. PREÇO - Varia de acordo com o comprimento do implante - de 690 reais (40 cm) a 870 reais (60 cm), incluindo o cabelo que será colocado (o relaxamento é cobrado à parte, R$ 80 em média). Já a recolocação das mechas custa R$ 400.

CABELO E MAQUIAGEM: CASSIONO ASSMANN / PRODUÇÃO: ESTER DIAS E MARY NASCIMENTO / MODELO: MARIA VENÂNCIO (WIRED)

Faça já sua busca no site da Raça Brasil
Cadastre-se já no boletim da revista
Raça Brasil.
Serviço gratuito!
 


   

Editora Escala
  Loja Escala | Faça sua Assinatura | Anuncie | SAC | 55 11 3855-1000