Editora Escala
  Loja Escala | Faça sua Assinatura | Anuncie | SAC | 55 11 3855-1000    
Edição 114
 
Sumário da edição
Edições anteriores
Editorial
Cartas
Gente
Em Foco
Beleza
Cultura
Educação
Consulta
Endereços
Agenda
Em Questão
Fale Conosco
Assine já
Anuncie
Para cadastrados
Para assinantes
Na revista impressa


  40 dúvidas que não saem da sua cabeça
RAÇA BRASIL CONVOCOU O CABELEIREIRO FERNANDO FERNANDES, UM DOS MAIS BEM CONCEITUADOS ESPECIALISTAS EM CABELOS AFRO, PARA RESPONDER ÀS DÚVIDAS MAIS COMUNS SOBRE CABELO COM RELAXAMENTO, PERMANENTE, COLORAÇÃO, DREADS... LEIA COM ATENÇÃO E PREPARE-SE PARA DEIXAR A MOLDURA DO SEU ROSTO AINDA MAIS BONITA.

POR CIDA SILVA

FOTO MARCELLO GARCIA | MODELO MARISA MOREIRA (HDA) | AGRADECIMENTO AO SALÃO FERNANDO FERNANDES (SANTANA)1 MEU CABELO É AFRO NATURAL, OU SEJA, PIXAIM. COMO POSSO TRATÁ-LO PARA QUE FIQUE SEMPRE MACIO E FORTALECIDO?
Se usá-lo natural, a melhor alternativa é hidratá-lo semanalmente em casa e no mínimo uma vez por mês no salão. Para tratar em casa, pode utilizar xampu Avlon, hidratação Mask e leave-in Cristal, todos da Ponto 9. Se quiser fazer um tratamento químico, você terá duas opções: o permanente afro ou o alisamento.

2 FAÇO PERMANENTE AFRO HÁ 6 MESES. DEPOIS DE QUANTO TEMPO POSSO OPTAR POR OUTRA QUÍMICA?
Depende, se você não se incomodar de ter cabelo curto, é só cortar toda a parte com o permanente e realizar a química apenas nos seis centímetros virgens que restaram.

3 FIZ ESCOVA PROGRESSIVA. QUE TIPO DE PRODUTO DEVO USAR PARA NÃO DANIFICÁ-LO? O QUE PRECISA CONTER NA FÓRMULA?
Se for tratamento, recomendo a hidratação Maionese da marca Summit, excelente para manutenção e recuperação de cabelo com escova progressiva. Se você pretende trocar de processo químico, deve optar pela guanidina, de preferência da Avlon.

4 USO TRANÇAS FEITAS COM O MEU PRÓPRIO CABELO. COMO DEVO PROCEDER PARA QUE NÃO CRIE NÓS E FIQUE FRACO E EMBARAÇADO?
Sugiro as minhas clientes que utilizam este método, hidratar o cabelo regularmente com produtos específicos para o tipo de cabelo e usar na manutenção da trança o produto Grocomplex 3000 da marca Luster’s.

5 POSSO TINGIR O CABELO NO MESMO DIA EM QUE FAÇO RELAXAMENTO OU OUTRO TIPO DE ALISAMENTO?
O ideal para quem alisa o cabelo ou relaxa é utilizar o tonalizante Collor Touch, da Wella, porque é o único compatível com qualquer tipo de tratamento químico para cabelos crespos. Mas deve ser aplicado 5 dias depois do processo químico.

6 USO DREAD HÁ 3 MESES. QUERO TIRAR E RELAXAR O CABELO. O QUE DEVO FAZER? TENHO DE CUIDAR COM QUE TIPO DE PRODUTO, PRIMEIRAMENTE, PARA FAZER O RELAXAMENTO? E DEPOIS DE QUANTO TEMPO POSSO USAR ESSE PROCESSO?
Você terá que fazer tratamento de quatro a seis semanas no salão e nos intervalos hidratar em casa para que o seu cabelo tenha a condição de receber um tratamento químico sem o risco de queda ou quebra, lembrando que o tratamento preparatório tem de ser feito sem o dread.

7 QUANTOS SÃO OS TIPOS DE ESCOVA PROGRESSIVA?
Há vários tipos de escova progressiva, mas devemos lembrar que o importante é usar produtos de marcas confiáveis, com maior credibilidade e responsabilidade pelo que vende e lança no mercado. Particularmente tem apenas uma em que confio, que é da linha americana Avlon, que encontramos em dois tipos, Redução de Volume Permanente, que faz um trabalho de mudança de forma deixando o cabelo totalmente liso, mas é apenas indicado para cabelos ondulados ou levemente cacheados e a Redução de Volume, que faz trabalho gradativo por meio do condicionamento do cabelo, ambas sem quantidade alguma de formol, que é o fator fundamental para se fazer um trabalho com segurança.

FOTOS CAIO MELLO | ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA SILAS | MAKE ÉLCIO ARAGÃO MAIZENA (FIRST) | CABELO FERNANDO PAOLO | MODELO ENIZ NASCIMENTO (HDA)8 MEU CABELO É ENCARACOLADO NATURAL. ÀS VEZES QUERO MUDAR O VISUAL E NÃO TENHO IDÉIA DE COMO FAZÊ-LO. GOSTARIA DE TER A SUGESTÃO DE UM ESPECIALISTA. O QUE DEVO FAZER? POR FAVOR, ME AJUDEM.
Lave seu cabelo com xampu e condicionador específicos. Em seguida aplique produto termoativado, pois contém componentes que vão proteger os fios do calor do secador. É importante secar os fios com escova e pente fino (método americano), porque, além de alisar mais rapidamente, não danifica o cabelo. Depois, é só “pranchar”, pouco a pouco, e enrolar de baixo para cima, modelando o comprimento. Inspire-se neste visual aí ao lado.

CABELO WILSON FARIAS | MODELO DAYANE ALVES (HDA)9 QUERO FAZER ESCOVA PROGRESSIVA. QUAL É A MENOS AGRESSIVA?
Sou totalmente contra a escova progressiva, pois é prejudicial ao cabelo, à saúde da cliente e à saúde do profissional. Na minha opinião, para cabelos mais crespos o melhor sistema de alisamento é o americano, e para cabelo ondulado e levemente cacheado, existe um processo também americano que se chama Redutor de Volume Permanente, que deixa o cabelo liso sem prejudicá-lo, pois não tem formol e que, se bem realizados, alisa sem danificar os fios.

10 EM CABELO COM RELAXAMENTO, FAZER ESCOVA TODA SEMANA É PREJUDICIAL, OU NÃO? QUAIS SÃO OS CUIDADOS?
Não é prejudicial, desde que seja bem feita.O ideal é manter o cabelo sempre hidratado, usando para secar o Leavein Cristal e após a realização da escova aplicar para finalizar o Gloss, que proporcionará brilho e sedosidade, ambos da marca Ponto 9.

11 FIZ ESCOVA PROGRESSIVA, MAS SINTO NECESSIDADE DE CONTINUAR ESCOVANDO E DE PASSAR A CHAPINHA. ISSO PODE DANIFICAR OS FIOS?
Não, na realidade qualquer tipo de alisamento, se mantido com escova e prancha, desde que bem utilizadas, ficará mais bonito e proporcionará durabilidade muito maior ao processo químico realizado.

12 COM QUE FREQÜÊNCIA A ESCOVA DEFINITIVA PODE SER FEITA?
Deve ser retocada, dependendo do tipo de cabelo, depois de um período de quatro a seis meses.

13 ALISO O CABELO COM CHAPINHA BAIANA HÁ UM ANO. QUERO FAZER PERMANENTE AFRO. COMO DEVO PROCEDER?
É preciso esperar de oito a dez meses, só tratando o cabelo, com hidratação semanais em casa e no mínimo uma vez por mês no salão. Depois é necessário realizar um teste de mecha. Caso positivo, poderá realizar o permanente afro.

14 A ESCOVA PROGRESSIVA QUE CONTÉM FORMOL É REALMENTE PERIGOSA?
Sim, pois o formol é prejudicial à saúde do cabelo e provoca ressecamento interno no fio, criando uma espécie de filme, que deixa o cabelo bonito por fora e podre por dentro, além de ser perigoso à saúde de quem executa e a da cliente, que correrá sérios riscos de ficar cega, ter problemas respiratórios ou outros que podem ser fatais.

15 TODA ESCOVA PROGRESSIVA CONTÉM ESTE PRODUTO?
Não, por isso é sempre necessário observar o que tem disponível e optar pelas marcas confiáveis. Esta é a única garantia de que não se está comprando “gato por lebre”. Infelizmente é o que ocorre muitas vezes com os cosméticos que são oferecidos.

16 COMO POSSO USAR A CHAPINHA EM CASA CORRETAMENTE?
Primeiro tem que secar muito bem o cabelo e deixá-lo totalmente liso. para evitar marcas da prancha, deve-se pranchar em um ângulo de 90º graus. O ideal é fazer de uma a duas vezes por semana. Para combater os fios arrepiados é bom usar gloss e utilizar tanto secador quanto pranchas ionizados, que evitam os fios arrepiados.

17 QUAIS SÃO OS CUIDADOS QUE SE DEVE TER COM CABELO ALISADO COM CHAPINHA? TIPO HIDRATAR DE QUANTO EM QUANTO TEMPO?
O ideal é hidratar o cabelo todas as vezes que for lavar, e, de preferência, com produtos de muita qualidade.

PÁGINAS :: 1 | 2 | 3 | Próxima >>

Faça já sua busca no site da Raça Brasil
Cadastre-se já no boletim da revista
Raça Brasil.
Serviço gratuito!
 


   

Editora Escala
  Loja Escala | Faça sua Assinatura | Anuncie | SAC | 55 11 3855-1000